Notícia

Praça decorada para a festa (por: Jaime Kaster)

Festa Junina: retorno às tradições rurais

Será aberta nesta quarta (14) a 41ª Festa Junina de Ibiporã, que vai até domingo (18), na Praça Pio XII, com shows diários, quadrilhas, duplas locais, teatro e almoços beneficentes na quinta-feira e no domingo. Traga a sua família

Publicado em 14/06/2017 Jaime Kaster / Secr. Municipal de Cultura e Turismo - 10:41

 

Será aberta nesta quarta (14/6), às 20 horas, na Praça Pio XII, a 41ª Festa Junina Municipal de Ibiporã, que vai até domingo, dia 18, com shows diários, apresentações de duplas locais, quadrilhas, teatro e muita comida típica nas barracas. Após a abertura oficial, será entregue a faixa da rainha e das princesas da festa e parte da renda do concurso será destinada ao asilo local (Lar Padre Leone). Em seguida será feita a premiação da barraca mais bem decorada.

 

Este ano, segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, a comemoração será mais típica e próxima das tradições rurais: "Voltamos com as quadrilhas das escolas e teremos uma fogueira temática e uma decoração para nos remeter mais a essa festa tradicional". Também foi montada a representação de uma vila rural, com capela e casas da roça. Na barraca da Secretaria de Cultura, por exemplo, montes de feno, panos e flores de girassol lembram antigos galpões e casas de sítio.

 

Para divertir a garotada foi feita até "cadeia" de bambu, típica das festas do passado, quando os rapazes e moças trocavam "correio elegante". Aliás, nesta festa haverá correio elegante, na barraca do ballet. E perto da fogueira, no mastro sustentando as bandeirinhas e balões, foi colocada a imagem dos santos de junho: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Quarta (dia 14)

20h - Abertura oficial com as autoridades

20h30 - Entrega da faixa da rainha e das princesas da festa

20h30 - Teatro caipira com professores e alunos do Curso de Teatro da Secretaria de Cultura e Turismo

21h - Show com a banda Madry in Concert

 


Quinta (dia 15) - Feriado de Corpus Christi

12h - Almoço especial nas barracas

13h às 15h - Apresentações de duplas, grupos locais e alunos da Escola de Música da Fundação Cultural: Dupla João Viola e Nicolau (de Ibiporã); Heloísa e Alex (alunos do Cadevi - deficientes visuais); Orquestra de violões com os alunos da Escola de Música Ceforma e em seguida apresentação dos professores.

20h - Quadrilha do Curso de Teatro da Secretaria de Cultura e Turismo

21h - Show com a banda Cobra e Coral

 

 

Sexta (dia 16)

20h - Apresentação local da cantora Kawany

21h - Show com a dupla Manu e Gabriel (vencedores do Festival Sertanejo do SBT)

 


Sábado (dia 17)

20h - Quadrilha do Curso de Teatro - Secretaria de Cultura e Turismo

21h - Show com Bruno & Dione/ participação da dupla local João Marques e Tony

 


Domingo (dia 18)

12h - Almoço nas barracas (convites à venda com as entidades)

14h - Quadrilhas infantis dos CMEIs (centros de educação infantil) Recanto dos Baixinhos, Aracy Salinet Vieira e Mãezinha do Céu

14h30 - Show de prêmios da APMIF

17h - Quadrilhas com os alunos das Escolas Municipais Ivanildes Gonçalves Nalim (4º e 5º ano) e Carlos Augusto Guimarães (4º ano)

20h -  Premiação da barraca mais bem decorada

20h30 - Apresentação do violeiro Lincoln Furtado 

21h - Show de encerramento com a dupla João Márcio & Fabiano

 

ORGANIZAÇÃO

Realizada pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a 41ª Festa Junina de Ibiporã acontece de 14 e 18 de junho, com o apoio das outras Secretarias Municipais, Parque de Máquinas, SAMAE, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e das entidades sociais participantes: APMIF, ACEI, Capela Santo Alberico do Jardim Éden, Associação do Ballet, PIME/ Barraca Missionária, Fazenda da Esperança e Associação do Centro do Artesanato de Ibiporã.